É Possível Haver Paz no Oriente Médio?

  • 05/09/2024
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É Possível Haver Paz no Oriente Médio?

hristopher J. Katulka

Claro.

Israel e o povo judeu desfrutaram momentos de coexistência pacífica com seus vizinhos ao longo de sua história, mas sempre houve momentos em que, em pouco tempo, a paz pode subitamente desintegrar-se. O mesmo pode ser dito quanto aos modernos acordos de paz do Oriente Médio e a incerteza de sua força para aguentar mudanças como a sucessão de um líder ou sentimentos impopulares entre o povo.

Paz permanente

O salmo 122 é um cântico de ascensão, uma oração que era feita enquanto os peregrinos judeus subiam as montanhas da Judeia para ascender à capital de Israel, Jerusalém. O salmo de Davi diz: “Orem pela paz de Jerusalém! ‘Que sejam prósperos aqueles que a amam’” (Salmos 122.6). O caminho de peregrinação para a paz no Oriente Médio – e, ouso dizer, no mundo – não passa por Washington, D.C. ou Oslo, mas passa por Jerusalém.

Jerusalém: a paz da presença de Deus (Salmos 122.1-2)

O rei Davi começa o salmo 122 com um sentimento de alegria extasiada só de pensar em entrar em Jerusalém. O rei estava entusiasmado, pois ele e outros adoradores experimentariam a alegria da presença física de Deus na Cidade da Paz. Davi sabia que o Criador dos céus e da terra habitava ali, e em sua presença havia paz. “Pois o Senhor escolheu Sião, preferiu-a por sua morada, dizendo: ‘Este é para sempre o lugar do meu repouso; aqui habitarei, pois este é o meu desejo. Abençoarei com abundância o seu mantimento e de pão fartarei os seus pobres’” (Salmos 132.13-15).

Havia uma sensação de paz na vida de Davi. Ele sabia que, enquanto o Senhor estivesse habitando fisicamente com Israel em Jerusalém, nenhum inimigo poderia tomar a cidade, e Deus seria o seu refúgio, força e provisão. Jerusalém se torna o ponto focal do shalom, pois é dali que Deus administrará a paz. Shalom é a palavra hebraica para “paz”, “bem-estar” e “completude”.

Jerusalém: a Cidade da Paz para todos (Salmos 122.3-5)

Para os judeus, Jerusalém não é apenas o centro de adoração, mas também o ponto focal da administração e prática da lei de Deus. “Jerusalém, você que está construída como uma cidade... Lá estão os tronos de justiça, os tronos da casa de Davi” (Salmos 122.3,5).

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